Educação Infantil

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A Educação Infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, proporcionando condições adequadas para promover o bem-estar, o desenvolvimento físico, afetivo, psicológico, intelectual e social da criança, complementando a ação da família e da comunidade, e ampliando suas experiências e conhecimento de mundo.

As Instituições Educacionais Vicentinas adotam os seguintes princípios orientadores de suas ações pedagógicasna Educação Infantil:

  • Princípios éticos: valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades;
  • Princípios políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
  • Princípios estéticos: valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

 

Os educandos e educandas recebidos na Educação Infantil, por conseguinte, devem sentir-se acolhidos, amparados e respeitados pela instituição e pelos/as Educadores/as Vicentinos/as, com base nos princípios da individualidade, igualdade, liberdade, diversidade e pluralidade.

Dadas as particularidades do desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos, a Educação Infantil cumpre as funções indispensáveis e indissociáveis de EDUCAR E CUIDAR.

 

Educação Infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social e espiritual, complementando a ação da família e da sociedade.

As crianças têm o direito, antes de tudo, de viver experiências inesquecíveis e aqui ser feliz é a lição de todos os dias.

DIRETORA: Ir. Tereza Pereira

COORDENADORA: Leonice Mezomo Gotardo